sexta-feira, junho 13, 2025

 Contributo para entender a tendência que algumas figuras políticas e/ou movimentos da direita que tendem a igualizar a extrema-esquerda à extrema-direita - ou de tratá-las como dois lados igualmente perigosos de um mesmo espectro radical - tem várias razões políticas, ideológicas e retóricas, ainda que haja diferenças substanciais entre os objetivos e métodos de cada uma dessas correntes.

 

1. Retórica de simetria moral: “os extremos tocam-se”

 

Um argumento muito usado pela direita é a ideia de que “os extremos se equivalem” - ambos “são autoritários, radicais, anti-democráticos e/ou violentos”.

 Isto permite:

  • Deslegitimar a esquerda como um todo, colocando os seus elementos mais radicais no mesmo patamar da extrema-direita, mesmo quando há claras diferenças de métodos ou intenções.
  • Neutralizar críticas à extrema-direita, dizendo que a esquerda “também é extrema”.
  • Reforçar uma imagem de moderação da direita, posicionando-se como um suposto “centro sensato” entre dois polos radicais.

 

Este tipo de equivalência procura funcionar politicamente, mesmo que não seja historicamente e/ou filosoficamente sustentado.

2. Diferenças reais entre os extremos:

É importante reconhecer que os objetivos políticos da extrema-esquerda e da extrema-direita não são simétricos.

Característica

Extrema-direita

Extrema-esquerda

Visão de mundo

Hierárquica, nacionalista, excludente

Igualitária, internacionalista, inclusiva

Identidade e exclusão

Exaltação de raça, nação, religião; tende a discriminar minorias (étnicas, sexuais, migrantes)

Luta por direitos de grupos oprimidos; foco em inclusão e equidade

Métodos autoritários

Pode defender repressão, censura, violência estatal, culto à autoridade

 

Pode tender ao autoritarismo em regimes históricos, mas em contextos de revolução social e não repressão de minorias

Discurso público atual

Frequentemente anticientífico, conspiracionista, revisionista

Discurso geralmente ligado a lutas sociais e identitárias, mesmo quando radicais

 

A extrema-esquerda, ainda que radical nas suas crítica ao capitalismo e ao sistema liberal, luta por uma redistribuição de poder e recursos em favor dos trabalhadores. Já a extrema-direita procura manter ou restaurar as hierarquias tradicionais, muitas vezes com base na raça, no género, na nacionalidade e/ou religião.

 

3. A questão da violência

Um ponto que a direita usa para justificar a equivalência é o uso da violência por setores da extrema-esquerda, sobretudo os ligados à guerrilhas em certos contextos históricos.

 Mas é importante distinguir entre:

  • Violência revolucionária contra estruturas de poder (como o capitalismo ou regimes autoritários)
  • E violência repressiva ou de extermínio, frequentemente associada à extrema-direita (como neo-nazis, “supremacia branca”, milícias e/ou etnocídio)

Ambas podem usar a violência, sim, mas com objetivos, alvos e justificações radicalmente diferentes.

4. Lutas identitárias e não-discriminatórias

 A extrema-esquerda contemporânea é muitas vezes identificada com lutas identitárias - como os direitos LGBTQIA+, igualdade racial, feminismo, etc. Estás lutas não são discriminatórias, mas sim anti-discriminatórias: procuram dar voz e vez a grupos historicamente marginalizados.

A direita, ao tratar estas lutas como “radicalismo identitário”, inverte o discurso e tenta retratar a busca por equidade como uma forma de “discriminação reversa”, o que não se sustenta teoricamente nem juridicamente.

5. Resumo: porque é que esta equiparação é feita?

  • É politicamente conveniente para deslegitimar a esquerda e se auto-proteger;
  • Serve como arma retórica para evitar enfrentar as especificidades da extrema-direita;
  • Ajuda a criar um falso “centrismo” ou “moderação” que se coloca acima dos “dois extremos”;
  • Ignora as diferenças qualitativas entre projetos políticos: os que buscam a emancipação social e os que promovem a exclusão e o autoritarismo.

 

 


Sem comentários:

tradutor